Orquestra Rio Camerata

Israel Menezes

www.israelmenezes.com

Maestro Israel Menezes

A) É Bacharel em Regência e Mestrado pela UFRJ, - Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde foi professor substituto por 4 anos. Cursos de extensão em Regência na Inglaterra na Ernest Read Music Association (ERMA) com Noel Long e Andrew Charity. Teve como principal professor de Regência no Brasil, Roberto Duarte de quem foi por 9 anos assistente.

B) Diploma de Licenciatura plena em Música pela Universidade Cândido Mendes

C) Diploma de Psicologia pela Universidade Gama Filho.

Atuação Profissional: Tem atuado como Maestro convidado em diversas orquestras, no Brasil e no exterior, produzindo obras em primeira audição mundial, e levando por diversas vezes programas inteiros de compositores brasileiros com orquestras estrangeiras, entre eles Francisco Mignone, Cláudio Santoro, Amaral Vieira, Alberto Nepomuceno, Osvaldo Lacerda, Villa-Lobos e muitos outros.

Regeu Orquestras como Maestro convidado na França, Estados Unidos, Egito, Alemanha, Inglaterra e Armênia, Tem sido membro de Júri de diversos concursos nacionais e Internacionais entre eles, Jeunesses Musicales em Bucarest, na Romênia. Desde Agosto de 2015 é Professor Titular de Regência, do Centro Universitário do Conservatório Brasileiro de Música.

É Fundador e Regente Titular da Orquestra Rio Camerata (www.orc.art.br) desde 1986 e em Abril de 2019 tornou-se também, Regente Titular da Orquestra de Câmara de Cascavel no Paraná.

Premiações:
A) Em Julho de 2011 foi Laureado em São Paulo pela Associação Brasileira de Artes, Cultura e Educação - SBACE - com a “Comenda Carlos Gomes” e em Fevereiro de 2016 promovido a Chanceler Internacional. Em 28 de fevereiro de 2018 tomou posse como vice-presidente desta instituição.

B) Eleito em 2015 Membro efetivo da Academia Luminescência Brasileira, em Araraquara, São Paulo, ocupa a cadeira 97.

C) Em Abril de 2018 recebeu da “Organização Mundial dos defensores dos Direitos Humanos”,
1º) A comenda Internacional Diplomata Ruy Barbosa, o “Águia de Haia” e o título de” Embaixador da Paz”.
2º) Em Setembro de 2022 recebeu da mesma instituição o Título de Doutor Honoris Causa em Música.

D) Em 2021 recebeu da K Classic International o Título de Maestro Honorário.


Alexandre Rocha

Como o novo regente titular da Orquestra Rio Camerata-ORC, o Maestro Alexandre Rocha leva adiante a história e o legado criado pelo maestro Israel Menezes. O encontro entre os dois começou no Conservatório Brasileiro de música CBM-UNICEB, Centro Universitário, como aluno e professor do curso de Bacharelado em Regência Orquestral e Coral.

Após sua formatura o Maestro Alexandre Rocha foi convidado para ser regente assistente do seu professor de regência, o Maestro Israel Menezes, fundador e diretor musical e artístico (por longos 36 anos) da Orquestra Rio Camerata.

Com a ida do Maestro Israel para assumir a direção da Orquestra Sinfônica de Cascavel, Ele assume como novo Maestro titular e diretor artístico da ORC em setembro de 2022.

Desde então um novo capítulo tem início com o objetivo de dar continuidade a uma história de sucesso e boa música.

Orquestra Rio Camerata - Há 38 anos levando você até a música dos grandes mestres! Desenvolvido por Felipe Elia - Aualizado por INFOSIL - 110636 acessos